Aviso legal :
Dealy.pt é um website editado por Anatole Rozan, cuja sede se encontra na 266 avenue Napoléon Bonaparte 92500 Rueil-Malmaison. Dealy.pt é uma marca da SAS LAREVOLTE com um capital de 5000 euros que está registada no Registo Comercial e das Sociedades (RCS): B 797 495 553 Nanterre - cujo número de IVA é FR04797495553 e o seu endereço electrónico é: contact@dealy.pt. É regido pelo Artigo L441-6 do Código Comercial Francês e em conformidade com o Artigo L111-1 do Código do Consumidor Francês:
Artigo 1: APLICAÇÃO DAS CONDIÇÕES
O Comprador é definido abaixo como qualquer pessoa singular ou colectiva, empresa, negócio, associação, ou indivíduo que utilize o website Dealy.pt, que tenha assinado e aceite estes termos e condições gerais de venda. Os termos e condições gerais de venda aplicam-se exclusivamente a todas as vendas concluídas com o site Dealy.pt. Todas as outras condições só são vinculativas para Dealy.pt após confirmação por escrito por Dealy.pt. A informação fornecida no sítio web Dealy.pt para catálogos, fotografias, listas de preços, notas, etc. é apenas indicativa e pode, como tal, ser modificada pelo Vendedor sem aviso prévio. Estes termos e condições gerais de venda podem ser modificados em qualquer altura e sem aviso prévio pela Dealy.pt, sendo as modificações então aplicáveis a todas as encomendas subsequentes. Dealy.pt poderá ter de modificar de tempos a tempos algumas das disposições dos seus termos e condições gerais de venda, pelo que aconselhamos o Comprador a relê-las antes de cada validação de encomenda. O Comprador reconhece que está plenamente consciente de que o seu acordo com o conteúdo destas condições gerais de venda não exige a assinatura manuscrita ou electrónica do presente documento, na medida em que o Comprador deseja encomendar os produtos apresentados na loja online Dealy.pt.
Artigo 2: ENCOMENDAS
As ofertas são válidas dentro dos limites dos stocks disponíveis dos nossos fornecedores. Temos o maior cuidado em fornecer informações e características essenciais dos produtos em linha, em particular através de descrições técnicas dos nossos vários fornecedores parceiros e fotografias que ilustram os produtos.
Artigo 2-1: DESCRIÇÃO DE PRODUTOS
As características essenciais dos produtos são indicadas na ficha de produto, geralmente contendo uma fotografia do produto e indicando as suas particularidades. A ficha de produto detalhada é a única fonte contratual. Os nossos fornecedores podem alterar a composição técnica dos produtos sem aviso prévio. Dealy.pt tem o direito de, a qualquer momento, actualizar ou melhorar as suas fichas técnicas ou de retirar os seus produtos e/ou produtos periféricos da venda.
Artigo 2-2: DISPONIBILIDADE DOS PRODUTOS
Em caso de indisponibilidade de um produto encomendado, a Dealy.pt pode fornecer um produto de qualidade e preço equivalentes. As nossas ofertas são válidas, sujeitas à disponibilidade dos nossos fornecedores. Comprometemo-nos a informá-lo por e-mail no prazo de doze dias claros e a indicar um período de espera para a recepção deste produto em caso de disponibilidade após a colocação da sua encomenda. Em caso de indisponibilidade parcial dos produtos, Dealy.pt poderá ter de dividir a encomenda. Assim, os produtos disponíveis podem ser enviados quando todos os outros produtos estiverem disponíveis. Em caso de indisponibilidade de um produto encomendado, em particular devido aos nossos fornecedores, o Comprador será informado o mais rapidamente possível e terá a possibilidade de cancelar a sua encomenda. O Comprador terá então a opção de solicitar o reembolso dos montantes pagos no prazo máximo de 30 dias a contar do seu pagamento, por cheque, ou de aguardar a disponibilidade e entrega dos produtos.
Artigo 2-3: PASSOS A CONCLUIR A ORDEM
No momento da validação de cada encomenda, será encaminhado para uma página através de uma ligação segura que o lembrará do conteúdo da sua encomenda. A sua encomenda só será registada definitivamente após ter fornecido as várias informações e após validação final. Quando se regista a encomenda seleccionando um método de pagamento, a venda é considerada concluída.
Artigo 2-4: CANCELAMENTO DA ORDEM
A encomenda colocada no nosso website Dealy.pt é automaticamente cancelada se o pagamento não for recebido no prazo de dois dias úteis. A partir do momento em que o Comprador tenha validado a sua encomenda, considera-se que aceitou com pleno conhecimento dos factos e que adere sem restrições ou reservas às presentes condições gerais de venda. A encomenda do comprador deve ser confirmada pela Dealy.pt através do envio de um e-mail. A venda só será considerada como definitiva após o envio deste e-mail de confirmação e a recepção do preço total. Dealy.pt recomenda ao Comprador que mantenha esta informação num documento em papel ou electrónico.
Artigo 3: PREÇOS
Os preços indicados no website Dealy.pt são indicados em euros (euros), excluindo os custos de entrega e possíveis custos técnicos que serão indicados antes da validação da encomenda. Os preços indicados na sua encomenda após a sua validação e registo são firmes e definitivos. Se os preços baixarem após a sua encomenda, não poderemos compensar de forma alguma a diferença. Se os preços aumentarem, comprometemo-nos a entregar-lhe ao preço fixado no dia da encomenda. Os preços são expressos incluindo todos os impostos. Em nenhum momento os montantes pagos podem ser considerados como depósitos ou pagamentos adiantados. O montante total da encomenda será levantado no momento da validação da encomenda ou, no caso de pagamento por cheque ou transferência bancária, no momento da sua recepção.
Artigo 4: ENTREGA
Os produtos são entregues no endereço indicado pelo Comprador no momento da encomenda. O Comprador deve verificar a integralidade e conformidade das informações que forneceu. Os nossos prazos de entrega de 5 a 10 dias são indicados em dias úteis e devem ser considerados uma vez que a encomenda tenha sido validada. Convidamo-lo a informar-nos de qualquer atraso na entrega de mais de doze dias, para que possamos iniciar uma investigação com a transportadora. O tempo de investigação pode variar de uma a três semanas, dependendo do transportador. Se o pacote for encontrado durante o período de investigação, será imediatamente encaminhado para o seu endereço de entrega. Dealy.pt não será considerado responsável por qualquer evento de força maior que impeça a entrega. São considerados como casos de força maior ou acontecimentos excepcionais por lei: LOCK-OUT, greve, paragem total ou parcial do trabalho na Dealy.pt ou nos seus fornecedores ou prestadores de serviços, epidemia, guerra, requisição, incêndio, inundação, interrupção ou atraso no transporte, medidas legais ou administrativas de prevenção, restrição, atraso ou proibição do fabrico ou importação da mercadoria, etc. O Vendedor fica isento de qualquer responsabilidade no momento da entrega. O Vendedor deve manter o Comprador informado em tempo útil sobre os casos e eventos acima enumerados. Em qualquer caso, a entrega dentro do prazo só pode ser feita se o Comprador estiver em dia com as suas obrigações para com o Vendedor, qualquer que seja a causa.
Artigo 5: TRANSPORTES
Salvo acordo expresso em contrário, Dealy.pt é livre de escolher o transportador. Dealy.pt suporta os riscos de transporte até à entrega, ou seja, até à entrega física da mercadoria ao destinatário indicado no momento da encomenda ou ao seu representante que a aceite, desde que o Comprador verifique a mercadoria após a sua recepção na presença do transportador e signifique, se necessário, por escrito na nota de transporte ou na guia de remessa, as reservas observadas de acordo com o procedimento abaixo indicado. Por excepção, os riscos e perigos do transporte, em particular a perda, deterioração ou roubo, são da responsabilidade do comprador se este for um profissional. Deve recusar a entrega se a embalagem ou mercadoria estiver danificada, em falta ou se a embalagem tiver sido aberta ou reembalada. Em caso de perda ou dano, deverá fazer reservas precisas e detalhadas por escrito na nota de transporte ou de consignação do transportador na sua presença ou na do seu empregado (reservas como "sujeitas a inspecção no desembalamento" não têm valor). A fim de o ajudar nestas etapas, convidamo-lo a contactar-nos através da página de contacto.
Artigo 6: RECLAMAÇÕES, GARANTIAS, VOLTAGENS
Para qualquer reclamação, convidamo-lo a contactar-nos através da página de contacto do nosso site. Com excepção de todas as queixas relacionadas com a falta de conformidade dos bens entregues ou referências erradas, que são tratadas no artigo 19 do presente regulamento, e o exercício do direito de rescisão de acordo com o artigo 7 do presente regulamento, todas as outras queixas devem ser apresentadas ao Vendedor por carta registada com aviso de recepção no prazo de 30 dias de calendário após a recepção dos bens. No caso de o Comprador o solicitar, qualquer devolução de mercadoria requer o acordo prévio da Dealy.pt que pode ser obtido através da página de contacto. Na ausência de um acordo de devolução, os bens ser-lhe-ão devolvidos, por sua conta, risco e risco, sendo todos os custos de transporte, armazenamento e manuseamento a seu cargo. O Comprador tem um período de cinco dias claros para devolver a mercadoria à Dealy.pt após a obtenção do acordo de devolução. A mercadoria deve ser devolvida com uma cópia da factura. Estes produtos devem ser devolvidos na sua embalagem original, com o produto completo e os seus acessórios, juntamente com todos os documentos, cartão de garantia (não preenchido), instruções, etc. Qualquer produto incompleto, danificado e/ou a embalagem original tenha sido deteriorada, não será devolvido, trocado ou reembolsado. Em conformidade com o artigo R. 212-1 do Código do Consumidor francês, nos termos do Decreto n.º 2016-884 de 29 de Junho de 2016 sobre o Código do Consumidor francês (parte regulamentar), as disposições destes termos e condições não privam o Comprador da garantia legal que obriga o Vendedor a garantir o Comprador contra as consequências de defeitos ocultos no artigo vendido. O Comprador é expressamente informado que Dealy.pt não é o produtor dos produtos apresentados no seu website, no sentido da Lei n°98-389 de 19 de Maio de 1998 sobre responsabilidade por produtos defeituosos. Consequentemente, em caso de danos causados a uma pessoa ou propriedade por um defeito no produto, apenas a responsabilidade do fabricante deste último pode ser solicitada pelo Comprador, a menos que o referido fabricante não seja identificável ou o produto tenha sido importado pelo Vendedor para a Comunidade Europeia. O facto de uma reclamação não isenta o Comprador das suas obrigações de pagamento da factura dentro do prazo acordado, a menos que a reclamação seja motivada pela violação pelo Vendedor das suas obrigações nos termos do Capítulo VII do Código do Consumidor relativas às obrigações de conformidade nos contratos de venda de bens. Sem prejuízo dos artigos 7 & 19 dos presentes TCG, o reembolso ou as notas de crédito, se existirem, serão estabelecidos aquando da recepção das mercadorias relativamente às quais o litígio tenha sido devidamente estabelecido e aceite pela Dealy.pt. Os custos incorridos para a devolução dos bens por qualquer motivo são da exclusiva responsabilidade do Comprador. Não serão aceites devoluções com portes devidos. Os produtos fabricados segundo as especificações do comprador ou personalizados, marcação, desenho, bordado ou quaisquer produtos abrangidos pelo artigo L. 221-28 do Código do Consumidor criado pela Portaria nº 2016-301 de 14 de Março de 2016, não serão retomados, trocados ou reembolsados. Nenhuma reclamação pode dar lugar a qualquer indemnização ou penalização.
Artigo 7: O DIREITO DE RETIRADA DO COMPRADOR
Os termos e condições para o exercício do direito de rescisão são os seguintes: O comprador tem um período de catorze dias a contar da recepção do produto para exercer o seu direito de desistência da compra que efectuou à Dealy.pt, quer através do envio do formulário de desistência padrão no Anexo das presentes Condições Gerais de Venda, quer através do envio de qualquer declaração inequívoca expressando o seu desejo de desistência por e-mail ou telefone, sem ter de justificar a sua decisão ou suportar quaisquer custos para além dos previstos nos Artigos L. 221-23 a L.221-25. Neste caso, Dealy.pt enviará imediatamente ao comprador um aviso de recepção da retirada pelo correio. O comprador devolve ou substitui a mercadoria à Dealy.pt ou a uma pessoa designada por esta última, sem atrasos indevidos e, o mais tardar, no prazo de catorze dias após a comunicação da sua decisão de retirada. Em conformidade com o artigo L221-22 do Código do Consumidor, o ónus da prova do exercício do direito de retractação recai sobre o Cliente.
Artigo 8: MARKING, DESIGN, PERSONALIZAÇÃO
Em alguns casos, a marcação ou bordado pode ser feito em várias cores. Por razões técnicas, as quantidades entregues e facturadas podem variar em + ou - 10% em relação às quantidades encomendadas. Por favor indicar as referências de cor PANTONE® ao encomendar. Note-se que estes podem variar em função do material e da técnica de impressão utilizada. A preparação dos textos e desenhos será facturada à taxa aplicável no dia da encomenda para cada texto ou desenho diferente. Esta facturação aplica-se a cada encomenda ou repetição de encomenda. Este montante é uma taxa fixa independentemente do número de referências encomendadas, com a mesma marcação. Antes da impressão final dos produtos encomendados, uma "Ordem de Impressão" ser-lhe-á submetida para aceitação. A aceitação desta "Ready for Printing" liberta-nos de qualquer responsabilidade, e permite-nos verificar os textos e desenhos antes da impressão final. Os nossos prazos de entrega só são confirmados após a recepção do "pronto para a imprensa" aceite pelo Comprador. Declinamos toda a responsabilidade pela propriedade das marcas que reproduzimos em nome do Comprador. Com ou sem indicação, cabe ao Comprador realizar a investigação útil da anterioridade e certificar-se de que não são semelhantes às já existentes. Consequentemente, qualquer dano directo ou indirecto que possamos sofrer como resultado do desrespeito dos direitos dos outros pelo Comprador será suportado e reparado pelo Comprador.
Artigo 9: RESERVA DE PROPRIEDADE
Em aplicação da Lei n° 80-335 de 12 de Maio de 1980 sobre os efeitos das cláusulas de reserva de propriedade nos contratos de venda, os bens entregues e facturados ao Comprador continuarão a ser propriedade da Dealy.pt até ao pagamento integral do preço. Dealy.pt pode recuperar os bens em caso de não pagamento, sendo os bens devolvidos imediatamente e entregues a expensas do Comprador, por risco e perigo. Durante o período entre a entrega e a transferência de propriedade, o risco de perda, roubo ou destruição, bem como qualquer dano que o Comprador possa causar, permanece com o Comprador. O Comprador compromete-se, em caso de processo de liquidação judicial que afecte o seu negócio, a participar activamente no estabelecimento de um inventário dos bens em stock e dos quais o Vendedor reivindica a propriedade. Caso contrário, o Vendedor terá direito a que o inventário seja estabelecido por um oficial de justiça, às custas do Comprador. O Vendedor pode proibir o Comprador de revender, processar ou incorporar a mercadoria em caso de atraso de pagamento. Se os bens forem vendidos entretanto, o Comprador cede-nos a reclamação e se forem efectuados pagamentos sobre estas reclamações, estes serão transferidos para nós imediatamente após a sua recepção. A fim de assegurar pagamentos pendentes e, em particular, o saldo da conta do Comprador nos livros do Vendedor, é expressamente estipulado que os direitos relativos a mercadorias entregues mas não pagas serão transferidos para mercadorias idênticas do stock do Vendedor no Comprador, sem necessidade de atribuir pagamentos a uma venda ou entrega específica.
Artigo 10: RESPONSABILIDADE
Os produtos oferecidos estão em conformidade com a legislação francesa em vigor. O Vendedor não será considerado responsável em caso de não cumprimento da legislação do país onde o produto é utilizado (por exemplo, em caso de proibição de um produto, etc.). É da sua responsabilidade verificar com as autoridades locais as possibilidades de importação ou utilização dos produtos que está a considerar encomendar. As fotografias são fornecidas apenas para fins ilustrativos. Convidamo-lo a consultar a descrição de cada produto para conhecer as características precisas; e em caso de dúvida ou se desejar informações adicionais, não hesite em contactar-nos. No caso de compras profissionais, o Vendedor não será responsável por qualquer dano indirecto, perda de exploração, perda de lucro, perda de oportunidade, danos ou custos que possam advir da compra dos produtos. A impossibilidade total ou parcial de utilizar os produtos, em particular devido à incompatibilidade de hardware, não pode dar lugar a qualquer compensação ou reembolso ou a qualquer responsabilidade do Vendedor. Os nossos produtos têm desempenhos compatíveis com usos profissionais mesmo que o Vendedor não pretenda vender a profissionais. O Vendedor não será considerado responsável por qualquer dano resultante de uma actividade profissional.
Artigo 11 : PAGAMENTO
Qualquer pagamento feito à Dealy.pt não será considerado como um depósito ou um adiantamento.
Artigo 12: MÉTODOS DE PAGAMENTO
Os pagamentos devem ser efectuados de modo a que o Vendedor possa dispor das somas na data de vencimento indicada na factura. Salvo disposição em contrário no website Dealy.pt ou concedida a empresas após o estudo do seu ficheiro, o pagamento é efectuado no momento da encomenda: - Por cartão de crédito (com uma validade de pelo menos um mês para pagamento em dinheiro e seis meses em caso de pagamento fraccionado). As informações bancárias são introduzidas através de um servidor seguro que garante a segurança e confidencialidade das informações fornecidas durante a transacção bancária. - Por transferência bancária, para os detalhes que lhe foram fornecidos. Os custos devem ser pagos pelo Comprador. Dealy.pt reserva-se o direito de pedir um cheque bancário se o montante envolvido for significativo. No caso do Vendedor aceitar pagamento por rascunho, o Comprador deve devolver o rascunho aceite no prazo de oito dias úteis. Os custos devem ser suportados pelo Comprador, e se o projecto aceite não for devolvido dentro do período mencionado, o pagamento tornar-se-á imediatamente devido.
Artigo 13: PROPRIEDADE INTELECTUAL
Todos os elementos do website Dealy.pt, quer sejam visuais ou sonoros, textos, layouts, ilustrações, fotografias, documentos e outros elementos, incluindo a tecnologia subjacente, estão protegidos por direitos de autor, marca registada e direito de patentes. Eles são propriedade exclusiva da Dealy.pt. Qualquer cópia, adaptação, tradução, representação ou modificação de todo ou parte do site é estritamente proibida sem o consentimento prévio por escrito da Dealy.pt. É proibida qualquer reprodução, mesmo parcial, dos elementos do website Dealy.pt sem o nosso consentimento escrito, em conformidade com a lei n° 57-298 de 11 de Março de 1957 sobre a propriedade literária e artística e modificada pela lei n°2009-669 de 12 de Junho de 2009 - art. 21 do Código da Propriedade Intelectual. Excepto nos casos previstos no artigo L122-5 do referido código, e constituiria uma infracção punível pelo Código Penal.
Artigo 14: INFORMAÇÃO E LIBERDADE
As informações solicitadas ao Comprador são necessárias para o processamento da sua encomenda e podem ser comunicadas aos fornecedores parceiros contratuais da Dealy.pt envolvidos na execução desta encomenda. Através do nosso intermediário, poderá receber propostas comerciais de outras empresas parceiras. Se não desejar recebê-los, basta contactar-nos na página de contacto, para se opor a tal comunicação, ou para exercer os seus direitos no que diz respeito às informações que lhe dizem respeito e que figuram nos ficheiros de Dealy.pt. Em conformidade com a lei francesa n°78-17 de 6 de Janeiro de 1978 sobre o tratamento de dados, ficheiros de dados e liberdades individuais, versão consolidada a partir de 14 de Maio de 2009, tem o direito de oposição (artigo 26), o direito de acesso (artigos 34 a 38) e o direito de rectificação (artigo 36) dos dados que lhe dizem respeito. Assim, pode exigir que informações sobre si que sejam inexactas, incompletas, ambíguas, desactualizadas ou cuja recolha ou utilização, comunicação ou armazenamento seja proibido sejam rectificadas, completadas, clarificadas, actualizadas ou apagadas. Se desejar exercer este direito, basta escrever-nos na nossa página de contacto.
Artigo 15: PROBLEMAS DE COMPUTADOR
O comprador está ciente das características da rede informática da Internet e em particular da possibilidade de interrupções de ligação, avarias no servidor, problemas eléctricos ou outros problemas (a lista não é exaustiva). Dealy.pt não será considerada responsável pelas consequências de tais eventos e ficará isenta de qualquer obrigação para com o Comprador. Nenhuma reclamação pode dar lugar a qualquer indemnização ou penalização.
Artigo 16: NÃO-VALIDAÇÃO PARCIAL
Se uma ou mais estipulações das presentes condições gerais de venda forem consideradas inválidas ou declaradas como tal em aplicação de uma lei, de um decreto, de um regulamento ou na sequência de uma decisão final de um tribunal competente, as outras estipulações conservam toda a sua força e alcance.
Artigo 17: ASSISTÊNCIA AO CLIENTE
Para qualquer questão, informação ou reclamação, o Departamento de Serviço ao Cliente está à disposição do Cliente para qualquer questão relacionada com o mesmo: > O seguimento da sua encomenda, > Retirada ou não conformidade do produto após a sua compra, > A sua conta > Devoluções, trocas e reembolsos > Questões técnicas > A qualidade de um profissional > Parceria - por telefone às 06 44 64 68 65, número gratuito, de segunda a sexta-feira (excepto feriados) das 10h às 13h e das 14h às 18h; - por mensagem no Twitter ou Messenger; - por correio electrónico para o seguinte endereço: ola@dealy.pt; - por correio postal para o seguinte endereço: Customer Service Dealy.pt, 266 avenue Napoléon Bonaparte, 92500 Rueil-Malmaison.
Artigo 18: LEI APLICÁVEL - DISPUTOS - MEDIAÇÃO
Lei aplicável. As presentes condições gerais de venda estão sujeitas à lei francesa. A aplicação da Convenção de Viena sobre a venda internacional de mercadorias está expressamente excluída. Os registos e ficheiros informáticos de Dealy.pt serão considerados pelas partes como prova de comunicações, encomendas, pagamentos e transacções entre as partes, salvo prova em contrário. Qualquer litígio que não possa ser resolvido amigavelmente será submetido aos tribunais franceses. O facto de Dealy.pt não utilizar num dado momento uma das cláusulas destas condições gerais de venda, não pode ser considerado como uma denúncia para utilizar mais tarde estas mesmas cláusulas. Processamento de reclamações: Em caso de disputa ou reclamação, o Cliente é aconselhado a contactar o Serviço de Atendimento ao Cliente a fim de procurar e encontrar uma solução amigável. Para qualquer contacto, consulte por favor o artigo 17 destas condições. A nossa empresa adere ao Código de Ética da Fevad (Federação de comércio electrónico e venda à distância). (art. L 221-5 do código do consumidor exige que seja indicada a existência de um código de boa conduta) Tem um problema com uma encomenda: http://www.fevad.com/mediation Adição dos dados de contacto do mediador do consumidor + link electrónico para a plataforma de resolução de litígios em linha Mediação de litígios de consumo: Em conformidade com as disposições do Código do Consumidor relativas à resolução amigável de litígios (L. 616-1), Dealy.pt adere ao Service du Médiateur du e-commerce da FEVAD (Federação do Comércio Electrónico e das Vendas à Distância) cujos contactos são os seguintes: 60 Rue La Boétie - 75008 Paris - http://www.mediateurfevad.fr Pode utilizar o serviço de mediação para litígios de consumo relacionados com uma encomenda efectuada com Dealy.pt na Internet. De acordo com as regras aplicáveis à mediação, qualquer litígio de consumo deve ser submetido previamente por escrito ao Serviço de Atendimento ao Cliente de Dealy.pt (266 avenue Napoléon Bonaparte - 92500 Rueil-Malmaison). Após pedido prévio por escrito do consumidor à Dealy.pt, o Serviço do Mediador pode ser contactado para qualquer litígio de consumo que não tenha sido resolvido. Para saber como contactar o Mediador: http://www.mediateurfevad.fr/index.php/espace-consommateur/ Plataforma de Resolução de Litígios em Linha: Em conformidade com o artigo 14º do Regulamento (UE) nº 524/2013, a Comissão Europeia criou uma Plataforma de Resolução de Litígios em Linha para facilitar a resolução extrajudicial independente de litígios em linha entre consumidores e profissionais na União Europeia. Transposto no artigo L.616-2 do Código do Consumidor francês. Esta plataforma está acessível no seguinte link: https://webgate.ec.europa.eu/odr/
Artigo 19: GARANTIA JURÍDICA DE CONFORMIDADE
(Artigos L. 217-3 a L. 217-17 do Código do Consumidor) O vendedor deve entregar mercadorias que cumpram o contrato e os critérios estabelecidos no artigo L. 217-5. Caso contrário, é responsável por defeitos existentes no momento da entrega, mas também por todos os resultantes da embalagem, das instruções de montagem ou da instalação quando esta foi feita sob a sua responsabilidade pelo contrato ou quando a instalação incorrecta, efectuada pelo consumidor como previsto no contrato, se deve a deficiências ou erros nas instruções de instalação fornecidas pelo vendedor. (Artigo L. 217-3 do Código do Consumidor). Conformidade dos bens : Um bem está em conformidade com o contrato, de acordo com o Artigo L217-4 do Código do Consumidor, se satisfizer os seguintes critérios, quando aplicável: Corresponde à descrição, tipo, quantidade e qualidade, nomeadamente no que diz respeito à funcionalidade, compatibilidade, interoperabilidade, ou quaisquer outras características previstas no contrato; é adequado para qualquer fim especial pretendido pelo consumidor, levado ao conhecimento do vendedor o mais tardar no momento da celebração do contrato e que este tenha aceite; é entregue com todos os acessórios e instruções de instalação, que devem ser fornecidos em conformidade com o contrato. Para além dos critérios de conformidade com o contrato, o bem está em conformidade se cumprir os seguintes critérios (artigo L 217-5): É adequado ao fim normalmente esperado de bens do mesmo tipo; Quando aplicável, corresponde à descrição do vendedor e tem as qualidades apresentadas numa amostra ou modelo antes da conclusão do contrato; Quando aplicável, é entregue com todos os acessórios, incluindo embalagem, e instruções de instalação que o consumidor pode legitimamente esperar; Corresponde à quantidade, qualidade e outras características, incluindo durabilidade, funcionalidade, compatibilidade e segurança, que o consumidor pode legitimamente esperar para bens do mesmo tipo, tendo em conta a natureza dos bens e as declarações públicas feitas pelo vendedor, produtor ou representante, incluindo as feitas na publicidade ou na rotulagem; que no momento da celebração do contrato, as declarações públicas tinham sido corrigidas em condições comparáveis às declarações iniciais; ou que as declarações públicas não poderiam ter influenciado a decisão de compra. Prazos : Uma acção de garantia de conformidade é prescrita após 2 anos a contar da data de entrega da mercadoria. Para bens adquiridos após 18 de Março de 2016, presume-se que todos os defeitos de conformidade que surjam durante os 2 anos seguintes à entrega, com excepção dos bens em segunda mão para os quais o período é fixado em 12 meses, existem no momento da entrega, a menos que esta presunção seja incompatível com a natureza dos bens ou com o defeito reclamado. Esta presunção inverte o ónus da prova em favor do consumidor; cabe ao comerciante provar que o defeito não existia. A aplicação da garantia legal de conformidade deve ter lugar sem custos para o Comprador. O produto deve ser devolvido na sua embalagem original, com todo o produto e seus acessórios, acompanhado, se necessário, de todos os documentos, vale de garantia (não preenchido), avisos, etc.